[Disciplina] HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Slide85

*

1ª DOCÊNCIA NA DISCIPLINA

2019 – UNESP

“Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da Educação”

UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE – UNESP – São José do Rio Preto – SP

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

HABILITAÇÃO: Licenciatura

MATERIAL DIDÁTICO: 1.2. As etapas e as características do desenvolvimento da Educação na História;1.2.1. Periodização e problematização; 1.2.2. A construção histórica da escola pública na sociedade burguesa.

DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Educação

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Ednei de Genaro, Dr. 

 

2ª DOCÊNCIA NA DISCIPLINA

2021 – UNEMAT

“História da Educação”

UNIDADE UNIVERSITÁRIA: FACULDADE DE LINGUAGEM, CIÊNCIAS AGRÁRIAS E SOCIAIS APLICADAS – PLC

DISCIPLINA: PL24D49V3-D – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (60h)

HABILITAÇÃO: Licenciatura

DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Letras

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Ednei de Genaro, Dr. 

1° Parte – “MUNDO ANTIGO”

1-Educação Difusa (Xamã; Guerreiro)

2-Educação Tradicional (Escriba)

3-Paideia (Filósofo)

4-Humanitas (Magistrado)

5-Paideia Cristianizada (Padre)

2° Parte – “MUNDO MODERNO”

6-Educação Humanista (Humanista-artista)

7-Educação Realista (Filósofo-cientista)

8-Educação Liberal (Filósofo-pedagogo)

9-Educação Nacionalista (Mestre-Professor)

10-Educação Democrática (Ciências Pedagógicas)

***

Slide75Slide130

 ***

AVALIAÇÃO

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, SOCIOLÓGICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Professor: Ednei de Genaro, Dr.

NOME ________________________Turma: _______________

1 – A História da Educação abre-nos para pensar a relação entre os modos e práticas educacionais/pedagógicos do passado e os atuais. No passado remoto, tínhamos a predominância das sociedades orais, com seus modos e práticas difusos. Contudo, entre os anos 4.000 a.C. e 100 a.C, acontece uma mudança importante: a educação passa, primeiro, a ser organizada a partir de modos e práticas denominados tradicionais e, depois, a partir de uma Paideia.

a) Procure elencar as principais características de uma sociedade com modos e práticas educacionais/pedagógicos difusos.

b) Esclareça acerca do surgimento da Educação Tradicional e da Paideia grega, notando o porquê desta última ser mais estimada hoje, no mundo contemporâneo, do que a primeira.

2 – A História da Educação permite-nos refletir sobre as evoluções, mudanças e etapas da educação. Nos períodos chamados Humanitas e Paideia Cristianizada, na Roma Antiga e na Idade Média, respectivamente, houve desdobramentos bastante restritos dos sentidos de Paideia dados pelos gregos.

a) Os romanos e os medievais teriam limitado, pois, o horizonte filosófico da Paideia Para cada civilização (romana e medieval), dê uma razão importante para isso ter ocorrido.

b) As arquiteturas e planificações da Polis grega, da Urbs romana e do Feudo medieval nos ajudam a esclarecer como eram constituídos os poderes e as ordens educacionais. Comente brevemente sobre tais arquiteturas e planificações, explicitando a diferença entre os três casos.

3 – A História da Educação nos alerta para as convergências e divergências entre a “história das ideias” (livros, escritos) e as histórias concretas (fatos, poderes, instituições). Pensando nisso, poderíamos lembrar que, no Renascimento, época em que se destaca a figura do humanista-artista, tem-se também a ascensão de dois movimentos paralelos, um reformista e outro reativo.

a) Podemos compreender que os colégios humanista, reformado e reativo convergiam na perspectiva educativa de evadir-se do claustro dos mosteiros. Contudo, eles divergiam nas motivações e nos ideias de formação de ser humano. Esclareça os tipos ideais de formação que suscitava os dois últimos colégios.

b) A cidade central do Renascimento, Florença, muito contribuiu para a ascensão da educação humanista. Evidencie uma transformação importante na arquitetura e outra na mentalidade dos habitantes desta cidade.

4 – A História da Educação elucida acerca das transformações tecnológicas e suas consequências na educação/pedagogia. No século XVIII, com o estabelecimento de eficientes sistemas de envio e recebimento de correspondências, e a disseminação de imprensa tipográfica, livros, jornais, folhetins, panfletos, cartas se tornaram acessíveis para a crescente burguesia letrada, de modo que fez originar uma nova forma de poder e conhecimento, a esfera pública burguesa.

a) Sobre o contexto acima, de gestação de uma educação liberal, mencione uma importante consequência no campo da política e outra no campo da educação.

b) Os dois maiores nomes do Iluminismo, Immanuel Kant e Jean-Jacques Rousseau, são caracterizados na por realizarem uma “revolução copernicana” na Pedagogia, especificamente na relação educador – educando; sendo eles pioneiros das ideias pedagógicas modernas – influenciando amplamente grandes pedagogos no século XIX, tais como Pestallozi e Herbart. Caracterize brevemente o que vem a ser essa “revolução copernicana” na Pedagogia.

***

MERITOCRACIA E CAPITALISMO: uma conversa

***

Adriaen_van_Ostade_007

Adriaen van Ostade  (1610–1685) – Le maître d’école (1662)